Requisitos de segurança contra incêndios em aeroportos

· 2 min read
Requisitos de segurança contra incêndios em aeroportos

Em uma empresa menor, o ideal é que ao menos uma pessoa se capacite e seja instruída com treinamentos de prevenção e combate a incêndio. Para compor a equipe dos brigadistas, o profissional escolhido deve ser alguém que passa boa parte do seu expediente no interior das instalações da empresa, além de possuir um bom preparo físico e conhecer bem o local. Os brigadistas são os membros da brigada de incêndio que executam as atividades necessárias. A brigada de incêndio deve ser organizada de forma funcional para que a sua atuação seja precisa e bem sucedida. E é importante se atentar que quanto maior o risco, maior o tempo de resistência ao fogo. Por isso, é fundamental  que a estrutura das escadas e os elementos das saídas de emergência sejam de materiais e espessuras adequados. É o bombeiro civil que realiza a inspeção diária de equipamentos de combate a incêndio, além de checar a manutenção e supervisionar atividades que envolvam qualquer risco à edificação. São profissionais de extrema importância, atuando em indústrias, edificações, eventos e mais, prevenindo tragédias como acidentes e incêndios, além de atuar no resgate e primeiros socorros de possíveis vítimas. A CONSULTFIRE oferece total suporte às empresas que precisam de auxílio em assuntos relativos ao Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro e outros estados.

Encriptação E Proteção Dos Dados

Um dos maiores riscos de inalar fumaça de incêndio é a asfixia, já que o fogo destrói o oxigênio no ar, tornando gradativamente impossível respirar. Respirar a fumaça tóxica de um incêndio pode trazer sérios danos à saúde e causar até mesmo a morte. Convulsões podem ser situações que geram muito stress, já que a vítima apresenta contrações violentas, palidez, lábios arroxeados, salivação excessiva e em alguns casos até mesmo a perda da consciência. É importante que o kit de primeiros socorros esteja sempre ao alcance, organizado e atualizado, para o uso correto do socorrista. Independente do porte da sua empresa, é necessário manter um sempre disponível para socorro imediato. O mercado de trabalho hoje pede especialização e expertise nas áreas de atuação, sempre mantendo o trabalho atual, dentro das normas previstas, e prezando pela segurança com responsabilidade e qualidade.

Como fazer um treinamento de combate a incêndio?

  1. Prepare materiais educativos.
  2. Detalhe os procedimentos preventivos.
  3. Aborde as diferenças entre os tipos de incêndio.
  4. Oriente sobre os meios de proteção contra incêndio.
  5. Simule a utilização de equipamentos e a saída ordenada.

Eles devem ser devidamente treinados para lidar com equipamentos elétricos, como computadores, cortadores de eletricidade, aquecedores, etc.  instalação de equipamentos contra incêndio  proprietários de empresas também devem formular e implementar planos de segurança aprovados para prevenir incêndios em empresas.  A5S instalação de equipamentos contra incêndio  devem incluir informações detalhadas sobre procedimentos de segurança, incluindo a instalação e manutenção de extintores de incêndio adequados.

Prevenção E Combate A Incêndio: Entenda As Diferenças!

Todos os colaboradores que direta ou indiretamente lidam com instalações elétricas ou serviços que utilizam eletricidade devem ter essa segurança e saúde garantidas. Por tratar da saúde e integridade física do trabalhador em setores de alto risco como construção civil e instalação elétrica, o setor de segurança do trabalho é altamente exigente. Um PAE é um plano detalhado que especifica as ações que uma empresa precisa tomar para enfrentar uma situação de crise. Um Plano de Ação Emergencial é um conjunto de ações que uma empresa deve tomar para minimizar os danos causados por uma situação de crise.

Quais os planos devem ser seguidos para saber quais os procedimentos devemos tomar em situações de emergência?

  1. Alerta.
  2. Análise da Situação.
  3. Comunicação Interna e Externa.
  4. Plano de Abandono.
  5. Ponto de Encontro.
  6. Primeiros socorros.
  7. Corte de energia.
  8. Isolamento da área.